Encontro de Palhaçaria Feminina - Santa Tereza Tem
Logo

Encontro de Palhaçaria Feminina

Projeto “Debuta” – Encontro de Palhaçaria Feimina abre chamento para artistas palhaças interessadas em participar do evento em julho

A atriz, palhaça, cantora e letrista, Janaína Morse, realiza, no mês de julho, o projeto “Debuta – Encontro de Palhaçaria Feminina”, em comemoração aos 15 anos de investigação em palhaçaria realizados pela artista.

Serão promovidas atividades artísticas cênicas e formativas voltadas exclusivamente para o público feminino, que desenvolva pesquisa e experimentação sobre a arte da palhaça. A programação será virtual, nos canais da palhaça Brisa (Instagram: @palhacabrisa e Youtube).  

“A proposta é comemorar os meus 15 anos de investigação na arte da palhaçaria com um encontro virtual, contribuindo para a formação, investigação e manutenção da prática cênica das mulheres palhaças de Belo Horizonte e de Minas Gerais, fomentando essa categoria artística. O nome “Debuta”, foi escolhido por seu significado; Debutante: quando a “moça” completa 15 anos de idade”, explica Janaína Morse, que celebra os 15 anos da palhaça Brisa. 

_Brisa – Foto de Carol Reis

O projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e irá oferecer uma Mostra Cênica, com a exibição de 15 cenas de mulheres palhaças, selecionadas via chamamento aberto, e ações formativas gratuitas com as realizações de duas oficinas voltadas para palhaças ou artistas que desenvolvam pesquisas e experimentações em palhaçaria: “Dramaturgia na Palhaçaria sob a perspectiva de gênero e diversidade”, ministrada por Karla Concá e Ana Borges (18 a 22 de julho – 10 vagas), e “Parto de Mim”, realizada por Karla Concá (25 a 30 de julho – 5 vagas). 

Inscrições para o processo seletivo e oficinas

As inscrições para o processo seletivo de palhaças para a Mostra Cênica acontecerão no período de 23 a 30 de maio, e as artistas devem apresentar uma cena de palhaçaria, previamente gravada e com duração entre 3 e 5 minutos, que será avaliada pela curadoria do projeto.

Já as artistas interessadas em participar das oficinas devem se inscrever entre os dias 20 e 27 de junho. As ações formativas são oferecidas gratuitamente e a Mostra Cênica prevê cachê pela participação. O link para as inscrições será disponibilizado no perfil do Instagram @palhacabrisa.

Exibição de vídeos

“Debuta – Encontro de Palhaçaria Feminina” também irá celebrar os 15 anos da palhaça Brisa, com a exibição de 15 vídeos produzidos por 15 palhaças convidadas, que fizeram parte da formação e construção da trajetória da personagem, e uma Cena Comemorativa de 15 minutos com o tema debutância, realizada pela palhaça Brisa e outras duas palhaças convidadas; Palhaça Tecla – Maria Tereza Costa e Palhaça Zabeinha – Juliene Lellis; que será dirigida por Jorge Alencar. 

“A pergunta ‘por que em Belo Horizonte têm tão poucas ações e representações referências na palhaçaria feminina?’ foi a mola impulsionadora para essa proposta. Falta formação. Falta informação! Falta aprimoramento. Difusão, divulgação. Falta ação! É o que este projeto pretende agir: contemplar mulheres fazedoras de cultura focadas na palhaçaria e oportunizar o compartilhamento do ser/estar/fazer.  E o pretexto é a comemoração dos 15 anos da minha dedicação a essa arte. Debutar! Estaremos juntas, juntes, juntos, com um mesmo objetivo: ‘MANI-FESTAR’ arte”, comemora Janaína Morse. 

SERVIÇO
“DEBUTA – ENCONTRO DE PALHAÇARIA FEMININA”
Chamamento para Mostra Cênica e Oficinas 
Público-alvo: mulheres palhaças ou que desenvolvam pesquisa e experimentação em palhaçaria

Mostra Cênica: período de inscrição – 23 a 30 de maio
As artistas devem apresentar uma cena de palhaçaria, gravada e com duração entre 3 e 5 minutos. 

Oficinas: período de inscrição – 20 a 27 de junho – Inscrições gratuitas
“Dramaturgia na Palhaçaria sob a perspectiva de gênero e diversidade”, ministrada por Karla Concá e Ana Borges (18 a 22 de julho – 10 vagas)

“Parto de Mim”, realizada por Karla Concá (25 a 30 de julho – 5 vagas)

Mais informações: @palhacabrisa

Anúncios